Flora de Santa Catarina

Um guia visual das espécies de plantas do estado de Santa Catarina

Baccharis vulneraria

Espécie: Baccharis vulneraria Bacher

Nome(s) Popular(es): Grandiúva-de-cavalo, erva-santa, erva-de-sant’ana, erva-sant’ana

Descrição: Arbusto de mais ou menos 1-1,5m de altura, pouco ramificad, caule glabro, cilíndrico, estriado. Folhas pecioladas, ovado-lanceoladas, com 6-8cm de compr. e 3 cm de largura, membranáceas, de margem serreada, ápice acuminado, trinérveas. Capítulos dispostos em ramos corimbosos, formando uma panícula terminal multiflora. Invólucro campanulado, com 3-4mm de compr., com brácteas involucrais linear-lanceoladas, agudas, dispostas em 3-4 séries. Flores femininas numerosas, com corola filiforme, de mais ou menos 1,5mm de compr. e 0,1-2,2mm de diâmetro. Pápus de numerosas cerdas filiformes, com 3mm de compr. Estilete com mais ou menos 2,5mm de compr. Flores masculinas, mais ou menos 4. Corola tubulosa, com 3mm de compr., dividida em 5 lobos oblongos, planos. Pápus de muitas cerdas finas, com cerca de 3mm de compr. Rudimeno de ovário muito reduzido. Estilete com 3mm de compr., dividido em dois ramos curtos. Aquênios glandulosos, com cerca de 0,8mm de compr. (Barroso & Bueno 2002).
Hábitos, ecologia: Espécie que distribui-se pelo Sudeste e Sul do Brasil, assim como Paraguai, Uruguai e Argentina, habita ambientes de borda de floresta, savanas e florestas secundárias, com solos rasos, especialmente na região de Floresta Ombrófila Mista, e mais raramente na Floresta Ombrófila Densa. A polinização é realizada por insetos, provavelmente abelhas e a dispersão é anemocórica.
Usos: Medicinal: Na medicina Xokleng, esta espécie é utilizada para lavar as feridas e como abortivo. “Malefícios”: É invasor de pastagens e causa intoxicação no gado.


Referências: Barroso, G.M. & Bueno, O.L. 2002. Compostas 5: Subtribo Baccharidinae in Reitz, P.R. Flora Ilustrada Catarinense. Herbário Barbosa Rodrigues. Itajaí-SC.
Langohr, I.M. & Barros, C.S.L. 2005. Intoxicação por Baccharidastrum triplinervium (Asteraceae) em bovinos. Pesq. Vet. Bras. 25(4):235-238.
Sens, S.L. 2002. ALTERNATIVAS PARA A AUTO-SUSTENTABILIDADE DOS XOKLENG DA TERRA INDÍGENA IBIRAMA. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC.