Flora de Santa Catarina

Um guia visual das espécies de plantas do estado de Santa Catarina

Baccharis microdonta

Espécie: Baccharis microdonta DC.

Nome(s) Popular(es): Trapichava, vassoura-branca, vassoura-alecrim, alecrim

Descrição:Arbusto com folhas de 4-5cm de compr. e 0,5-2cm de larg., de ápice agudo e levemente obtuso, de base atenuada em pecíolo, margens denteadas, com dentes curtos, finos, aproximados ente si, triplinérveas, glabras. Capítulos dispostos em ramos curtos, bracteados, na axila de uma bráctea foliácea, geralmente ultrapassando o seu comprimento e ordenados numa panícula densa, multiflora. Flores de 10-15 em cada capítulo. Invólucro campanulado com 3-6mm de compr. e 2-3mm de diâm., com brácteas involucrais agudas, glabras, de textura mais ou menos firme. Corola da flor feminina de base alargada, estreitada em direção ao ápice, com mais ou menos 3mm de compr. com bordo denteado, com dentes curtos irregulares. Aquênio com 1-2mm de compr. Corola da flor masculina dividida em lacínios lineares, enrolados em espiral. Pápus da flor masculina com cerdas espessadas no ápice. (Barroso & Bueno, 2002).
Hábitos, ecologia:Espécie com distribuição na Argentina e no Brasil, de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, ocorre com grande frequência em locais perturbados, como capoeirões, roças abandonadas, beiras de estrada, orlas de rios e de florestas, chegando a formar grandes adensamentos em capoeiras. A polinização é realizada por insetos, principalmente abelhas e a dispersão é anemocórica.
Usos: Melífera: Suas flores são muito procuradas por abelhas. “Malefícios”: –
Referências: Barroso, G.M. & Bueno, O.L. 2002. Compostas 5: Subtribo Baccharidinae in Reitz, P.R. Flora Ilustrada Catarinense. Herbário Barbosa Rodrigues. Itajaí-SC.